Era uma vez uma azenha, no coração do Boco…
Nos tempos passados, a moagem era uma atividade económica muito importante nas terras do Boco, em Vagos. As azenhas, que outrora obravam naquela aldeia, são uma verdadeira relíquia do nosso concelho e merecem ser conhecidas por todos os seus conterrâneos. Assim, com o intuito de promover uma visita às azenhas, o projeto Envolver rumou com os seus beneficiários à aldeia do Boco.
Foi numa manhã ensoleirada de setembro que fomos visitar a lindíssima azenha da “Ti Luísa”, como lhe chama o atual proprietário, em homenagem à sua avó. O Sr. Alfredo tem cuidado desta herança com muito amor e entrega. No seu olhar, podemos ver o orgulho e todo o empenho que dedica à sua azenha, a qual ainda hoje mantem em funcionamento.
O Projeto Envolver teve, assim, o prazer de poder ver uma antiga azenha a trabalhar! O Sr. Alfredo, pacientemente, contou-nos a história da azenha da “Ti Luísa” e ainda nos mostrou o processo da moagem.
Uma agradável manhã, num local delicioso… Sem dúvida, uma atividade cultural que enriqueceu todos os visitantes: ucranianos, venezuelanos, portugueses…
Deixamos um bem-haja muito especial ao Sr. Alfredo pela sua dedicação e por manter as memórias vivas.
Projeto Envolver