NO CONCELHO

Atrações turísticas do concelho em destaque na BTL

O “Vagos Sensation Gourmet”, as experiências a bordo do moliceiro “Os Violas” e o Museu do Brincar foram apresentados na Bolsa de Turismo de Lisboa, entre os dias 12 e 16 de março

Aquilo que de melhor há para ver e para fazer no concelho de Vagos foi apresentado, entre os dias 15 e 16 de março, na Bolsa de Turismo de Lisboa, que é a maior feira turística do país. O espaço da Região de Aveiro serviu de palco à divulgação dos projetos vaguenses, com destaque para o evento gastronómico “Vagos Sensation Gourmet”, para o Museu do Brincar e para uma novidade: as experiências turísticas a bordo do moliceiro “Os Violas”.
A partir de abril, o moliceiro “Os Violas” vai realizar viagens ao longo do rio Boco, integrando experiências como provas de vinhos da Bairrada, “showcooking” com o chef Tony Martins e música a bordo. Está prevista, também, uma degustação de produtos típicos locais (papas de abóbora com rojões, sainhas em pão de Cornos e vinhos da região), assim como a iniciativa “Tradições a Bordo” – que incluirá cantares e a degustação de produtos da Gândara – e observação de aves (“birdwatching”).
Na BTL, o município aproveitou a oportunidade para apresentar também o Museu do Brincar – cuja mascote “Biskinho” não faltou – e a sua exposição “Este brinquedo não me é estranho”. O museu marcou presença, ainda, no espaço Kids Route, com os seus “Jogos de Hoje e de Sempre”, no stand da Turismo Centro de Portugal.
Ao mesmo tempo, Artur Rosa, “Seven” e o apresentador João Paulo Sousa publicitaram a edição deste ano do “Vagos Sensation Gourmet”, divulgando em primeira mão alguns dos nomes que vão estar presentes. Os chefs Diego Sacilotto (vencedor do Masterchef Profissionais do Brasil), Carlos Teixeira (da Herdade do Esporão, com uma Estrela Michelin) e Carlos Afonso (do canal 24 Kitchen) vão marcar presença no festival, que acontece, na praia da Vagueira, entre os dias 4 e 13 de julho.
Festival dos Moinhos
Também no stand da Região de Aveiro, no âmbito da Rota dos Moinhos de Portugal, aconteceu a apresentação do 1º Festival dos Moinhos de Portugal, que vai acontecer nos dias 12 e 13 de abril, em cinco municípios: Vagos, Águeda, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga e Nelas. O programa do evento ainda não foi divulgado, mas já se sabe que contará com a participação de cerca de 15 associações, que vão proporcionar mais de 50 experiências.
No que à promoção do património molinológico diz respeito, a Câmara de Vagos também anunciou, recentemente, que os moinhos e azenhas do concelho vão estar de portas abertas, com visitas gratuitas, aos domingos, entre março e setembro, das 14 às 16.30 horas. A iniciativa acontece numa parceria entre o município e os proprietários dos moinhos e das azenhas. E inclui o acompanhamento por parte de um guia local, que vai acompanhar as visitas. A autarquia fez a ressalva, no entanto, que a atividade está dependente das boas condições climatéricas.
Para já, nos dias 13 e 30 de março, as visitas vão acontecer no Moinho Giratório Gandarês – Casa-Museu Gandaresa de Santo António de Vagos. Os eventos seguintes serão depois anunciados.
S.F.

Sugestões de notícias