Consultório
Atualmente, o cancro da próstata é o mais frequente no homem, e por este motivo, todos os anos o mês de novembro é dedicado à consciencialização sobre este tema.
Apesar de ser um tumor maligno, este tipo de cancro costuma ter uma evolução lenta. Estão identificados alguns fatores de risco como: a idade (maioria tem mais de 65 anos), história familiar (maior risco se pai ou irmão com a doença), raça e, ainda, alguns estudos sugerem que homens que fazem dieta rica em gordura animal ou em carne podem ter risco aumentado.
Muitas vezes os sintomas de cancro da próstata são inespecíficos e podem ser comuns a outras doenças da próstata, como a Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP). Problemas ao urinar como, dificuldade em iniciar ou parar o fluxo, necessidade frequente de urinar muitas vezes durante a noite, fluxo de urina fraco, sangue na urina ou no sémen.
Exames iniciais como o toque retal e teste do antigénio específico da próstata (PSA) podem ser usados para detetar problemas na próstata, e consoante os resultados poderá haver indicação para prosseguir para mais estudos.
Se pensa poder ter risco aumentado de cancro da próstata, discuta isso com o seu médico.
Ana Raquel Dias, médica interna na USF Senhora de Vagos