Iniciativa juntou cerca de duas dezenas de pessoas, de várias idades, na Aldeia do Boco
Munidas de enxadas, pás, ancinhos e forquilhas, cerca de duas dezenas de pessoas juntaram-se, no dia 9 de novembro, para participar na iniciativa “Levadas limpas, aldeia feliz”, organizada pela associação PRO.BOCO, em conjunto com a Junta de Freguesia de Soza.
Entre habitantes da própria aldeia, caminhantes, chefes do grupo de escuteiros de Vagos e visitantes oriundos de outras freguesias, foram várias as pessoas que responderam ao repto da PRO.BOCO, para proceder à limpeza de parte das levadas que percorrem o Vale do Boco.
Com início, logo pelas 8.30 horas, no Parque de Merendas dos Lavadouros, a atividade incluiu também uma ação de sensibilização sobre o controlo da erva-das-pampas, uma planta invasora que tem sido uma ameaça à biodiversidade do vale. Atualmente, em alguns locais do trilho das levadas, já se encontram exemplares de erva-das-pampas, que têm de ser controlados frequentemente, de modo a evitar a sua propagação.
A meio dos trabalhos, houve tempo para um lanche em que o convívio entre os participantes regenerou as forças para concluir a limpeza. Foi a segunda vez, este ano, que a iniciativa “Levadas limpas, aldeia feliz” aconteceu, sendo que já na primeira edição contou com a adesão de vários participantes. No entanto, depois da limpeza, os participantes fizeram saber publicamente que, atualmente, devido à lama existente no local, há parte do trilho das levadas do Boco que não estão transitáveis.
A atividade em causa faz parte do Plano de Valorização da Aldeia do Boco, no âmbito do projeto Aldeias de Portugal. E é apoiada da Câmara de Vagos e da Gal Aveiro Sul.
S.F.