NO CONCELHO

CCDR visitou três empresas vaguenses comprometidas com a economia circular

Mistolin S.A., MPlastic e EcoXperience integraram roteiro, depois de terem assumido compromissos ecológicos no ano passado

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro visitou, no início de novembro, as empresas Mistolin S.A., MPlastic e EcoXperience, todas pertencentes ao MSTN Group. A visita aconteceu no âmbito do Roteiro da Economia Circular da CCDR do Centro, que visa promover boas práticas de economia circular desenvolvidas na região.
As três empresas em causa subscreveram, no ano passado, o Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular da Região Centro, assumindo compromissos na matéria. A EcoXperience, recordou a CCDR do Centro, “comprometeu-se com ações que visam a valorização de óleo alimentar usado para transformação em detergentes de baixo impacto ambiental”. E, ao mesmo tempo, firmou o compromisso de recolher, higienizar e recolocar as suas embalagens no mercado. Por seu turno, a Mistolin S.A. e a MPlastic, ao subscreverem o pacto, assumiram-se responsáveis por consumirem energia elétrica de origens sustentáveis e pelo uso responsável dos recursos.
A edição deste ano do roteiro, informou a CCDR do Centro, abrange um conjunto de oito visitas às entidades que subscreveram, em novembro do ano passado, a segunda edição do pacto institucional. Da região de Aveiro, participam 14 subscritores, entre os quais empresas, municípios, associações e entidades do sistema científico e tecnológico.
“No seu conjunto, estas entidades assumiram o compromisso de realizar 34 ações de economia circular, que incidem em estratégias de circularidade bastante diversificadas, que vão desde a valorização de subprodutos e resíduos, à desmaterialização, extensão do ciclo de vida de produtos e uso eficiente de recursos”, explicou a CCDR do Centro, liderada por Isabel Damasceno, que participou na visita às empresas vaguenses.
S.F.

Sugestões de notícias