NO CONCELHO

Câmara comparticipa quatro viaturas dos bombeiros

Autarquia aprovou em reunião do executivo apoiar a associação humanitária em 90 mil euros

A Câmara de Vagos decidiu, na última reunião do executivo, atribuir um apoio financeiro aos Bombeiros Voluntários de Vagos, no valor de 90 mil euros, para comparticipar quatro veículos que foram, recentemente, adquiridos pela associação humanitária. Duas dessas aquisições serviram para substituir as viaturas de comando que ficaram inutilizadas num incêndio, em 2022, na Serra da Estrela.
“Este apoio financeiro que aprovámos vem suprir, de uma forma inteiramente justificada, os investimentos realizados pelos nossos bombeiros em quatro viaturas que, por motivo de antiguidade, avaria ou inutilização no teatro de operações, tiveram de ser substituídas”, referiu João Paulo Sousa, presidente da Câmara de Vagos, sublinhando ainda que o executivo camarário votou, por unanimidade, a favor do apoio.
Depois de, nos incêndios de há dois anos, uma viatura de comando dos Bombeiros de Vagos ter ficado completamente carbonizada e de outra ter queimado o motor, quando ia fazer a rendição da que ficara destruída, a associação humanitária teve de adquirir dois novos veículos que cumprissem as mesmas funções.
Além disso, sublinhou a Câmara em comunicado, a corporação de bombeiros teve também “a necessidade de aquisição de uma viatura usada de combate a incêndios urbanos, para substituir um veículo similar que já tinha 42 anos e que estava avariado, sendo quem após verificação, se concluiu que não compensava a sua reparação”. Por último, a associação comprou igualmente uma ambulância nova, que, de acordo com a autarquia, é necessária “para fazer face aos inúmeros serviços de urgência a que os bombeiros voluntários têm de responder diariamente”.
A autarquia explicou, ainda, que o apoio financeiro à associação humanitária teve por base “o reconhecimento do papel fundamental desempenhado pelos bombeiros, no que à Proteção Civil diz respeito”.

S.F.

Sugestões de notícias