No dia 24 de novembro é comemorado o Dia Mundial da Ciência.
A ciência ensina a pensar e a compreender o mundo. Quanto mais cedo for o contato das crianças com a ciência, mais cedo se desenvolvem vários fatores importantes, tais como o desenvolvimento de caraterísticas do contexto sociocultural: o trabalho em equipa, a persistência e paciência, a linguagem, a coordenação e a utilização de instrumentos, mais ou menos, minuciosos. E para desenvolver estes conceitos não é necessário realizar grandes experiências científicas. Em idades mais novas, simples atividades com recurso a materiais que fazem parte do dia a dia das crianças e que estimulem a sua curiosidade, são uma boa estratégia. Daí a importância de ser dado ênfase a atividades sensoriais, desde a mais tenra idade.
Enfatizar a curiosidade inerente às crianças, envolvendo-as em experiências reais nas quais elas se tornam protagonistas, pode desenvolver o pensamento crítico e o gosto por aprender e viver situações inovadoras e desafiantes. Sendo assim, a educação científica assume um papel fulcral no desenvolvimento das crianças.
Cada vez mais na nossa prática pedagógica, recorremos a este tipo de atividades, para que as crianças possam vivenciar momentos de contato direto com a ciência, de forma lúdica e adequada à sua faixa etária.
Centro Infantil