NO CONCELHO

Programa “VITALidade” repleto de atividades para seniores

O desafio da Câmara de Vagos é envelhecer de forma ativa e saudável. Estão agendados passeios, workshops, exposições e uma conferência

Envelhecer de forma saudável e ativa é o desafio que a Câmara de Vagos vai lançar aos seniores do concelho. Para isso, no âmbito do Plano Municipal Sénior do Município, que vigora entre 2023 e 2026, está a lançar o programa “VITALidade”, que será apresentado em breve. Já estão anunciadas, no entanto, as atividades que vão acontecer até ao final do ano, entre as quais visitas a Serralves, workshops e o já habitual Almoço Sénior, entre outras.
O Almoço Sénior acontece já no dia 1 de outubro, no Pavilhão Desportivo de Vagos, com as inscrições a terem encerrado no dia 25 de setembro. Mas, depois disso, há várias iniciativas agendadas, todas gratuitas.
Com inscrições até 1 de outubro, decorre no dia 4 uma visita a Serralves, no Porto. Da parte da manhã, está prevista uma visita guiada ao “Treetop Walk”, no parque da Fundação de Serralves, que consiste num passadiço elevado ao nível da copa das árvores, com extensão de 260 metros. À tarde, a proposta é para a participação numa oficina chamada “Linhas do Tempo”, onde os seniores serão convidados a ativar memórias pessoais, cruzando-as com as obras da coleção de Serralves que estão em exposição.
Cuidar da Demência: Capacitação para Cuidadores Formais e Informais” é o workshop promovido pela Associação Extragenária, a 16 de outubro, no auditório da Biblioteca Municipal João Grave, entre as 14.30 e as 16.30 horas. Os destinatários da atividade são profissionais de saúde e de assistência social, assim como familiares e amigos de pessoas com demência. As inscrições são limitadas e decorrem até 11 de outubro. Ainda durante o mês de outubro, no dia 19, acontece na biblioteca, às 15 horas, a inauguração da exposição itinerante “Memórias Gastronómicas”, que é resultado das 12 visitas da Confraria “As Sainhas” às IPSS locais, onde visitaram os utentes seniores. O momento termina com um lanche-convívio, pelas 16 horas, na sede da confraria. As inscrições terminam no dia 11.
Debate sobre luto
Novembro arranca, no dia 7, com a iniciativa “O luto em debate”, onde será feita a apresentação do projeto “Bem Saber para o Bem Fazer”, um programa comunitário de formação e intervenção no luto. Com inscrições até dia 4, a atividade decorre no auditório da Biblioteca Municipal João Grave, entre as 14.30 e as 17.30 horas.
No dia seguinte, 8, acontece uma nova visita a Serralves, sendo que a Câmara permite a cada sénior do concelho participar apenas numa das excursões. A desse dia consiste, de manhã, a uma visita guiada de arquitetura, com passagem pela Casa de Serralves e à nova Ala Álvaro Siza Vieira, que abriu ao público no final do ano passado. À tarde, acontece a oficina “Linhas do Tempo”, à semelhança da visita de outubro à Fundação.
O mês de novembro deverá terminar com uma Conferência Geriátrica, a ter lugar no Centro de Educação e Recreio de Vagos, cujo programa ainda não foi divulgado. Para dezembro, no dia 6, está agendada uma terceira viagem até Serralves, com um novo programa à escolha. A parte da manhã será ocupada com uma visita à exposição patente na Fundação, com a parte da tarde a ser preenchida com a oficina “Linhas do Tempo”. As inscrições podem ser feitas até 2 de dezembro.
Ginástica para maiores de 65
A Câmara vaguense anunciou também, recentemente, que o Programa Municipal Mais Idade Melhor Saúde – MIM, destinado a incutir na população sénior das IPSS do concelho o gosto pela prática desportiva, vai passar a estender-se, este ano, a toda a população do município com idade superior a 65 anos. A partir de 3 de outubro, no espaço interior do Estádio Municipal, decorrem aulas de ginástica, às 9.30 horas, às terças e quintas-feiras.
De acordo com a autarquia, a participação nas aulas carece de inscrição no programa desportivo e está limitado ao número de vagas existentes. Os interessados podem inscrever-se no Pavilhão Municipal, entre as 13 e as 15.30 horas, preenchendo uma ficha de inscrição e um termo de responsabilidade. A atividade tem um custo anual de 14,80 euros, que inclui a inscrição e o seguro.

S.F.

Sugestões de notícias