CONSULTÓRIO

Osteoporose e Saúde Óssea

Consultório

A osteoporose caracteriza-se pelo aumento da porosidade óssea, tornando os ossos frágeis e mais suscetíveis a fraturas, mesmo sem traumatismo. É mais comum em idosos e mulheres pós-menopausa, mas pode ser prevenida com cuidados alimentares e de atividade física adequados.
O cálcio e a vitamina D são nutrientes essenciais para a saúde óssea. O cálcio encontra-se em produtos lácteos e vegetais verdes-escuros. A vitamina D, ajuda na absorção do cálcio, obtém-se da exposição solar e alimentos como peixes gordos, ovos e alimentos fortificados (leite e cereais).
A prática regular de exercício físico, como caminhadas, corrida e levantamento de pesos, associado a exercícios de equilíbrio e flexibilidade, como pilates e ioga, são benéficos para prevenir quedas, diminuindo o risco de fraturas, mesmo em quem já tem osteoporose.
Além disso, evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool é crucial, uma vez que ambos reduzem a densidade óssea. Outros fatores de risco incluem o baixo peso, ter um familiar de 1º grau com história de fratura da anca, artrite reumatóide e menopausa precoce.
A osteoporose não dá sintomas, sendo muitas vezes detetada após a primeira fratura. Contudo, é possível o seu rastreio através de um questionário conhecido por “FRAX. Por isso, se tem algum dos fatores de risco, fale com o seu médico sobre se deverá ser rastreado e que medidas de estilo de vida poderá alterar para reduzir o seu risco.

Inês Alves
Ricardo Geraldes
Médicos Internos de Formação Geral, USF Senhora de Vagos

Sugestões de notícias