ECO DA SANTA CASA

Vamos Falar, Ouvir, Sentir … as Nossas Emoções

É do conhecimento geral o impacto que as emoções têm em nós, na fase da nossa vida, em que chegamos à terceira idade, o peso emocional atinge, obviamente, a sua maior manifestação. Vidas, tantas delas, com grandes partes tidas em tanto sofrimento, tanta dor, tanto sacrifício.
Acreditamos que é de extrema importância, proporcionar, aos nossos idosos, algum tipo de ferramenta que os possa auxiliar, no ajuste, no equilíbrio, da sua emocionalidade, com o objetivo de ampliar a sua liberdade e a sua paz. Por isso, na nossa casa, trabalhamos, semanalmente, com yôga e reiki, que nos permitem resultados muito bons a este nível.
Aproveitando o mais recente trabalho do Musicoterapeuta André Viamonte, Orenda, numa abordagem especificamente dirigida às emoções, demos início ao projeto “Vamos Falar, Ouvir, Sentir … as Nossas Emoções” dirigido pela Dra. Sara Rocha.
Orenda é uma expressão indígena, que nos “lembra” que todos temos uma força mística dentro de nós, capaz de nos transformar, e de transformar o mundo à nossa volta.
Orenda propõe-nos 5 músicas, para trabalhar com 5 emoções distintas: Terra Serena para a Ansiedade; Névoa Soberana para o Medo; Raiz Irada para a Raiva; Luto Forjado para a Tristeza; Alegre Crepitar para a Alegria.
O Projeto tem quatro fases distintas. Numa primeira fase pretende-se, de forma leve, conversar sobre as emoções, deixar espaço para diálogo e partilha para, aos poucos, familiarizarmo-nos com a linguagem das emoções, conduzindo os idosos numa viagem interna. Na segunda fase são vivenciadas meditações guiadas para cada uma das músicas, correspondentes a cada uma das emoções, sendo este momento um noivado com as emoções, num abraço mais demorado e caloroso. O verdadeiro casamento com as emoções, acontece na terceira abordagem, pretende-se que cada idoso, ao seu formato, guiado e acompanhado pela música se entregue a cada emoção, e que possa fazer as pazes com todas as emoções, com todo o passado de dor, como eles tantas vezes nos dizem. Por último, nesta abordagem, queremos proporcionar ao idoso a paz, que sinta e disfruta da paz interior e na caminhada à liberdade e felicidade plena. Aqui cristalizamos numa simbiose perfeita.
Todas as sessões do Projeto terão, no centro da sala, um “poço simbólico”, onde no final, cada um, depositará as emoções mais densas, as lembranças mais duras… o que não queremos para nós, não damos ao outro. No final da nossa limpeza, limparemos a sala que nos acolhe e sairemos todos, muito mais leves!

Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas

Sugestões de notícias