CONSULTÓRIO

Férias de verão e o tempo de ecrã das crianças

Consultório
Com a chegada do Verão, termina mais um ano letivo e iniciam-se as férias das crianças. É tempo de recarregar baterias, brincar e desfrutar de novas experiências. As férias são ideais para aproveitar o tempo ao ar livre, experimentar desporto, artes ou música, e desenvolver hábitos saudáveis. Contudo, o tempo para brincar tem diminuído, e as crianças passam mais tempo em frente ao ecrã, seja na televisão, redes sociais ou videojogos. O uso excessivo e inadequado dos ecrãs impacta negativamente o desenvolvimento físico e emocional das crianças, contribuindo para o excesso de peso, problemas de comportamento e dificuldades na comunicação. Prejudica o sono, reduz as interações sociais e diminui a capacidade de atenção, memória e aprendizagem.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda que crianças menores de 2 anos usem ecrãs. Entre os 2 e 5 anos, a OMS recomenda que o tempo de ecrã não exceda 1 hora por dia.
Os pais, em colaboração com a criança, podem estabelecer um plano de atividades. Devem incentivar a atividade física e o contacto com a natureza, como andar de bicicleta, caminhar, fazer um piquenique ou plantar uma árvore. Podem estimular a leitura e escrita com uma visita à biblioteca, escrever uma história ou atividades culturais, como visitar um museu. Estas sugestões, longe dos ecrãs, contribuem para um crescimento saudável, desenvolvimento da imaginação e criatividade, permitindo que as crianças interajam com o mundo ao seu redor.
Marta Batista, médica interna de Medicina Geral e Familiar da USF Senhora de Vagos

Sugestões de notícias