Espetáculo musical na Quinta do Ega marcou o encerramento do ano letivo
Uma moldura humana encheu a Quinta do Ega, na noite de 14 de junho, para assistir ao espetáculo musical que marcou o encerramento do ano letivo. “Nos Castelos de D. Afonso Henriques” foi o nome da performance que levou à cena mais de 400 alunos do Agrupamento de Escolas de Vagos, os jovens da Oficina de Teatro da Biblioteca Municipal e músicos da Banda Vaguense.
“A história da construção deste pequeno recanto à beira-mar plantado, conquistado passo a passo, e a consolidação de um país que nascia pela forma de vontade de um homem que sonhou ser rei”. Em poucas palavras, foi essa a sinopse do espetáculo que foi organizado pelo Agrupamento de Escolas de Vagos, em parceria com a Câmara Municipal.
O enredo focou-se, acima de tudo, na expansão do território e na construção dos castelos do reinado de D. Afonso Henriques, matérias de história a que os alunos deram vida, corpo e voz. “Esta produção partiu da obra do professor doutor José Carlos Godinho para promover a formação cultural dos alunos, contribuindo para que se sintam integrados num processo de criação artística, percebendo algumas das suas dinâmicas e particularidades, concorrendo para que se tornem ativos na construção e críticos no consumo de produtos culturais”, explicou o executivo camarário.
No total, estiveram envolvidos no espetáculo 180 alunos do 1º ciclo da Escola Básica de Fonte de Angeão e 230 do 2º ciclo do Agrupamento de Escolas. Os pais, familiares e amigos dos alunos marcaram presença em massa, aplaudindo com afinco as atuações.
S.F.