ECO DA SANTA CASA

Comunicar – A necessidade do ser humano passar a informação ao outro

Desde os tempos mais remotos da Humanidade, os homens das cavernas comunicavam através de sinais, sons, gestos e grunhidos. A escrita começou por meio de registros de desenhos paredes das cavernas. Através das pinturas rupestres conhecemos hoje o modo como lidavam com situações do quotidiano e como interpretavam os ciclos universais.
Atualmente, podemos observar como a linguagem evolui nos milhares de anos que passaram. O desenvolvimento da ciência e das novas tecnologias fizeram com que os meios de comunicação evoluíssem de tal forma que criamos um prolongamento de nós mesmos, carregados com dados pessoais: os chamados telemóveis. A maioria das pessoas no nosso planeta partilha informações nas redes sociais. Interagimos de maneira “online” e até criamos “pessoas” virtuais com o desenvolvimento da Inteligência Artificial. Hoje podemos afirmar que a realidade ultrapassou a ficção científica.
Na verdade, o Homem é um ser naturalmente comunicacional. Trocamos informação a cada instante através dos nossos sentidos, pensamentos, emoções, pela linguagem falada, escrita e não verbal. Sem a comunicação o nosso mundo seria um lugar isolado.
Já sabíamos que o mundo animal comunicava entre si. Recentemente, descobriu-se que as plantas transmitiam informação através das raízes.
Chegamos assim a um novo paradigma civilizacional. Com serão as interações sociais no futuro? Qual o impacto da I.A. na nossa forma de comunicar? A evolução da comunicação irá aproximarmo-nos ou afastarmo-nos uns dos outros e de nós mesmos enquanto seres humanos?
Colaboradora de SAD

Sugestões de notícias