NO CONCELHO

A BANDA VAGUENSE E AS FESTAS DE VAGOS -EFEMÉRIDE 2014

NOTAS…SOLTAS

BANDA VAGUENSE FILARMÓNICA VAGUENSE 1860 – 2024: 164 anos de Música, por Vagos

Ao consultar os arquivos da Filarmónica Vaguense, respeitantes ao ano de 2014, encontramos a referência ao trabalho desenvolvido nesse ano pela Banda Vaguense, nas festas do município de Vagos. O jornal O Ponto escrevia na sua primeira edição subsequente ao evento:
“Banda Vaguense eleva Miguel Araújo
Um filho da terra, ainda que adotivo. Foi assim que Miguel Araújo se considerou na noite em que atuou, pela primeira vez, em Vagos, no âmbito das festividades em honra do Divino Espírito Santo e Santa Maria de Vagos.
Para além de ter passado a tarde em Vagos, na sua equipa fazem parte integrante dois músicos vaguenses: João Martins (responsável pelos arranjos musicais do último álbum) e Paulo Gravato.
Perante uma moldura humana que enchia por completo o anfiteatro da vila de Vagos, o artista nacional foi apresentado pelo vaguense Alexandre Ferreira.
Depois, uma a uma, Miguel Araújo foi cantando os seus mais recentes sucessos.
E foi na hora da despedida que foi revelada a surpresa da noite: um a um os 51 elementos da Banda Vaguense subiram ao palco para ajudar a tocar “Balada Astral”. No final, voltaram com a Banda para cantar o “Maridos das outras”. Foi um momento mágico e único termos subido ao palco com Miguel Araújo e podermos voltar a tocar com os nossos músicos João Martins e Paulo Gravato, disse o presidente da Filarmónica Vaguense à nossa redação. Uma noite prestigiante e que serve de prémio para todos os elementos da Banda Vaguense mas que, ao mesmo tempo, lhes traz mais visibilidade e, consequentemente, mais responsabilidades. Verificamos que depois de termos ganho o 3º lugar em Vila Franca de Xira as pessoas nos valorizam mais e prova disso foi o convite feito por um cantor espanhol para tocarmos uma peça da sua autoria, referiu orgulhoso Carlos Ribau”
Noutro local da mesma edição, o mesmo jornal escreveu:
“Festas de Vagos promovidas por Vagos, para Vagos e para a região”
Foi uma festa com as pessoas de Vagos e para as pessoas de Vagos e de todo o concelho e concelhos limítrofes, nomeadamente o de Cantanhede.
E se na parte religiosa o destaque vai para a tradicional romaria ao santuário mariano de Santa Maria de Vagos, na parte profana o ponto alto das festividades em honra do Divino Espírito Santo e Santa Maria de Vagos foi o concerto de Miguel Araújo. Um concerto que teve lugar na noite do feriado municipal (dia 9) e que trouxe consigo uma surpresa: a subida ao palco dos elementos da Banda Vaguense para tocar com a banda que integra dois músicos que tiveram na sua génese musical a Filarmónica Vaguense.
O próprio artista abraçou o desafio que lhe foi lançado, num espetáculo que emocionou qualquer vaguense ali presente, afirmou o presidente da Câmara à nossa redação.”
Recordo que assumi o cargo de secretário da direção da Filarmónica Vaguense em 2006 e que esta qualidade apresentada já então pela nossa Banda era o resultado de 8 anos de trabalho da direção, do Maestro e Diretor Pedagógico da escola de música, bem como dos seus respetivos professores, com aquele leque fantástico de executantes, que souberam e quiseram “vestir” em pleno a farda da sua instituição de eleição.

PAGAMENTO DE QUOTA DE ASSOCIADO

Os nossos associados podem desde já proceder ao pagamento da cota de sócio do ano corrente junto dos nossos diretores, ou procedendo à transferência do valor de 10€ para o Iban a seguir nomeado, indicando na referência o seu nome e motivo do pagamento ou dando-nos conta desses elementos para o endereço também mencionado abaixo.
Obrigado a todos.

Iban: PT50 0045 3340 4006 96198 filarmonicavaguensemail.com


Votos de muitas “Notas…Soltas” nas nossas vidas.
José A. Almeida

Sugestões de notícias