Os concertos de FF com a Filarmónica Vaguense e de Pedro Abrunhosa deixaram repleta a Quinta do Ega
Foram cinco dias de celebração, de sexta a terça-feira. As Festas do Município voltaram a encher, este ano, o centro da vila de Vagos, com várias iniciativas para todos os gostos, desde concertos a tasquinhas, passando pela eucaristia no Santuário de Nossa Senhora de Vagos e pela atribuição de diplomas de mérito municipal.
O arranque dos festejos aconteceu na sexta-feira, com a abertura das tasquinhas gastronómicas, seguida, à noite, do concerto que juntou o cantor FF (na foto) com a Filarmónica Vaguense. Sábado, por seu turno, foi dia de arruada pelas ruas da vila, da estreia de “As Hospedeiras”, do Grupo de Teatro Fantástico, e de a Quinta do Ega receber o concerto de Moonshiners e o espetáculo do DJ Kura.
Pedro Abrunhosa foi o nome que acabou por trazer mais gente a Vagos, deixando a Quinta do Ega, no domingo, com uma moldura humana composta por milhares de pessoas que entoaram as canções do artista portuense. A seguir ao espetáculo, seguiu-se a atuação dos Insert Coin.
O dia do feriado municipal, segunda-feira, começou com a já habitual missa campal, no Santuário de Nossa Senhora de Vagos, local onde, à tarde, decorreu a Benção do Bodo. Já a Praça do Município viria a ser palco da atribuição dos diplomas de mérito municipal – um momento que contou com a presença de mais de um milhar de pessoas.
No primeiro momento da cerimónia, foram entregues os diplomas de mérito aos funcionários da Câmara Municipal que se aposentaram em 2023. Seguiu-se a distinção aos alunos que se distinguiram, no ano letivo passado, na Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos, no Colégio de Nossa Senhora da Apresentação de Calvão e no Agrupamento de Escolas de Vagos. No total, segundo a autarquia, foram mais de 500 as crianças e jovens que receberam diplomas de mérito e medalhas do município.