Distinção foi entregue pela CCDR Centro aos 25 municípios que se destacam por oferecerem boas condições para um envelhecimento seguro e ativo
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro distinguiu, por entre um total de 106 municípios, os 25 que oferecem melhores condições para um envelhecimento seguro, saudável e ativo. E o de Vagos foi um dos premiados da região de Aveiro, como sendo “amigo da longevidade”.
“Estes territórios foram apurados através de duas componentes: uma mais estrutural, alicerçada em indicadores estatísticos, e outra mais conjetural, que tem como fonte as boas práticas apresentadas ao Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro”, explicou, em comunicado, a CCDR Centro.
Águeda, Albergaria-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro e Vagos foram os municípios da região de Aveiro distinguidos. Juntaram-se a esses Cantanhede, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Figueira da Foz, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão, Guarda, Leiria, Lousã, Montemor-o-Velho, Óbidos, Pinhel, Pombal, Seia e Viseu.
Após a sessão de entrega dos prémios, que decorreu no Cais Criativo da Costa Nova, em Ílhavo, Susana Gravato, vereadora da Câmara de Vagos com o pelouro da Ação Social, sublinhou que o galardão em causa “reconhece o trabalho que o município tem feito em prol da cada vez maior qualidade de vida dos nossos seniores, que é uma das grandes prioridades do nosso trabalho quotidiano”.
A seleção dos municípios galardoados contou, além da CCDR Centro, com o apoio técnico da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, que desenvolveu e aplicou a metodologia.
S.F.