A gripe A é uma doença causada pelo vírus Influenza A. Transmite-se por gotículas respiratórias através da fala, tosse ou espirros de uma pessoa infetada ou pelo contacto com superfícies contaminadas.
Os principais sintomas incluem tosse, febre, congestão nasal, dor de garganta e de cabeça, dores musculares, cansaço, arrepios, vómitos ou diarreia.
O tratamento visa controlar os sintomas: paracetamol em caso de dor ou febre, lavagens do nariz, repouso, ingestão de muitos líquidos e uma alimentação adequada.
A prevenção é importante, sobretudo através da vacinação anual contra a gripe. Podem ainda ser adotadas algumas medidas que diminuam a transmissão, tais como o distanciamento, utilização de máscara, lavagem das mãos e evitar espaços fechados.
Habitualmente é uma doença de curta duração. Contudo, podem surgir complicações em pessoas com maior risco, particularmente indivíduos com mais de 65 anos, pessoas com doenças crónicas ou alterações da imunidade, grávidas e crianças com menos de 2 anos.
O recurso ao Serviço de Urgência ou necessidade de observação médica está indicado perante a existência de sinais de alarme, nomeadamente, dificuldade em respirar, prostração, agravamento dos sintomas após um período de melhoria dos mesmos, descompensação de outras doenças crónicas, sinais de desidratação e, no caso das crianças, recusa em andar.
Marta Batista
Médica interna de Medicina Geral e Familiar da USF Senhora de Vagos