Chegado o início do ano letivo, volta a preparação das lancheiras diariamente, pois é na escola que as nossas crianças e jovens passam uma parte substancial do seu dia e onde, por este motivo, ocorre o maior consumo de alimentos.
Uma alimentação saudável e equilibrada tem um grande impacto na saúde e bem-estar, assim como no desempenho escolar. Deste modo, é deveras importante que façam lanche a meio da manhã e da tarde com escolhas conscientes.
É fundamental reduzir a quantidade de alimentos com pouco valor nutricional, hipercalóricos, com muito açúcar, sal e gordura, pois estes contribuem para o excesso de peso e, consequentemente, para o surgimento de patologias como a diabetes e a hipertensão. Assim sendo, devem ser evitados pastéis (palmiers, folhados, donuts), produtos de charcutaria (chouriço, mortadela), batatas-fritas, rebuçados, chocolates e refrigerantes.
Devemos dar preferência a: laticínios (leite meio-gordo simples, iogurtes naturais); fruta da época; pão de mistura/escuro com queijo ou fiambre (preferencialmente de aves).
A água é também fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo. Sendo aconselhado levar, pelo menos, 2 garrafas de água de 0,5L para ir bebendo ao longo do dia.
Sabemos que pode ser desafiante preparar lanches saudáveis e apelativos. Neste sentido, iremos partilhar sugestões e informações acerca deste tema nas nossas redes sociais.
Cátia Conceição Santos
Gabriela dos Santos Vinagreiro
Médicas Internas de Formação Geral, USF Senhora de Vagos