A prova regressou à vila, após dois anos de interregno, e o público fez a festa. André Cabeças sagrou-se vencedor
O Rali da Bairrada prometeu e cumpriu: o fim de semana de 2 e 3 de março, em Vagos, foi repleto de adrenalina. As ruas encheram-se de gente para ver os pilotos ao volante dos seus automóveis de competição e os mais aficionados puderam, mesmo, conhecer as “máquinas” de perto. A vitória, essa, foi renhida, mas no fim seria André Cabeças a levar para casa o primeiro lugar.
Com organização do Targa Clube, o Rali da Bairrada regressou, após um interregno de dois anos. Mas, desta vez, a incerteza quanto ao vencedor manteve-se até à última prova especial, depois de duelos nas classificativas de asfalto, que fizeram o público vibrar. Houve três pilotos que durante todo o fim de semana disputaram a vitória final: André Cabeças, Jorge Perez Alonso e Miguel Caires. Mas o primeiro viria a sagrar-se vitorioso, ao volante de um Ford Fiesta R5 e acompanhado por Miguel Castro, depois de vencer, por apenas 6,5 segundos, Jorge Perez Alonso, que competiu com um Porsche 991 GT3 Cup e que havia sido o vencedor da prova em 2023. Cabeças ficou, dessa forma, a liderar o Campeonato Centro de Ralis.
“Foi uma vitória muito exigente, pois o nosso Fiesta tinha menos velocidade de ponta que o Porsche do Alonso. Com pneus usados, levámos o carro ao limite e conseguimos segurar o primeiro lugar nos últimos troços”, explicou o vencedor, à chegada a Vagos.
“Com o apoio do município de Vagos e a promoção da X Racing, a prova voltou a demonstrar a vitalidade e a paixão pelos ralis na região. Os troços desafiantes, a competição acesa e a enorme afluência de público confirmaram o sucesso do evento, que deverá regressar já no próximo ano”, prometeu a Câmara, em comunicado. Este ano, o Rali da Bairrada contou, como novidade, com uma Super Especial Vagueira, que aconteceu na noite de sábado.
S.F.