EFEMÉRIDE
MANUEL AUGUSTO COSTA era Delegado Escolar em Vagos, e tinha sido aposentado em 1992. Reuniram-se cerca de duas centenas de professores, oriundos de todas as escolas do município e ainda de concelhos limítrofes. Em causa estava o reconhecimento público da Câmara Municipal, que atribuiu ao professor a Medalha de Ouro de mérito cultural. O presidente João Rocha, que elogiou o trabalho desenvolvido pelo docente, ao longo de três décadas que permaneceu no concelho de Vagos, reconheceu que o Prof. Manuel Costa foi o «expoente máximo» da força harmoniosa. Envolvendo autarquia e professores, trouxe ao concelho uma «nova e mais realista conceção de entreajuda, no campo do ensino, bem visível nomeadamente nas instalações», confiou o autarca.
Antes tinham usado da palavra a subdiretor escolar, Gilberto Campos, e os inspetores Armor Albuquerque e Élio Martins, que elogiaram a figura do homenageado, pela «forma personalizada e decisiva, qualidade e dignidade com que sempre prestigiou a classe». Armor Albuquerque referiu-se aos tempos do «PREC de má memória», iria, contudo, mais longe, ao propor o que chamou «desafio» para a criação e fomento de instituições culturais e de ocupação de tempos livres. «É uma tarefa que urge ser levada a cabo para continuar a ensinar para além dos bancos da escola», referiu a propósito.
Agradecendo os elogios, o Prof. Manuel Costa recordou os cerca de 30 anos que passou no concelho, e considerou que os mesmos foram sempre vividos com «grande intensidade». No caso da Câmara, reconheceu ter sido presidente «sensível, a tudo o que diga respeito à Educação, sensibilidade devida certamente em raízes paternais». Reconhecendo que, desde e primeira hora, João Rocha foi interlocutor privilegiado em assuntos escolares – uma «prática a que não estávamos habituados, e que deu frutos que não são do conhecimento de todos», acrescentou o prof. Manuel Costa.
A homenagem, a que associaram diversas outras personalidades vaguenses, como foi o caso no juiz do Tribunal da Comarca e do presidente da Assembleia Municipal (que figuravam na assistência). Contou igualmente com a presença de um convidado especial. Tratou-se do presidente da Câmara Municipal de Nelas, Prof. José Lopes Correia, de quem Manuel Costa foi adjunto da Delegação Escolar.
Para além das inúmeras provas de carinho e amizade que recebeu – quase totalidade dos seus alunos da antiga Escola de Cabecinhas, onde a primeira vez lecionou, até cantou em sua honra… O homenageado teve ainda a oferta de uma peça artística, em porcelana, pintada pelo artista vaguense Cesário Pimental. Em fim de festa e, perante o agrado geral, atuou o grupo de fados Aldeia Velha, com sede Portomar
Eduardo Jaques