OPINIÃO

(Des)fazedores de Políticos

Opinião
Assistimos a um ritmo alucinante a degradação da opinião pública em relação aos políticos e a política. Muitas insinuações, muita manipulação e alguma verdade em tudo o que vemos e ouvimos, colocando a questão: “será temos capacidade de distinguir a verdade das inverdades?”
Governamos com perceções, tomamos decisões com base em insinuações, julgamos com base em futurologia e condenamos em base de situações que poderão acontecer… sim, que ainda não aconteceram!
Sabemos que existem políticos menos corretos, como existem em todas as profissões, mas a grande maioria são gente com família e de família não merecendo a rotulagem que muitas vezes se quer colar.
Abrimos um qualquer canal noticioso e vemos diariamente notícias de insinuações, denuncias anonimas, perceções, ou simplesmente associações de simples jogos propositados.
Devemo-nos questionar sobre: de quem será a politica de futuro?
Talvez para ser politico, uma das condições é nunca ter feito nada na vida, ou nunca ter ajudado em nenhuma qualquer associação, ou trabalhado para o bem dos outros, ou ser um inútil da sociedade… não ter currículo sobre coisa nenhuma.
Será que acreditamos no ser humano? acreditamos nos políticos e na política como meio para atingir a democracia e o desenvolvimento da sociedade como um todo? Acreditamos na diferença de pensamentos e na discussão de ideias, que tantas vezes apregoamos? Acreditamos em sociedades justas? em oportunidades de igualdade para todos?
Hoje em dia, desfazem-se políticos com uma acusação anonima ou com insinuações nas redes sociais sem que existam qualquer consequência para quem as faz!
Hoje em dia, fazem-se políticos porque são amigos dos amigos ou simplesmente porque não há mais ninguém e é preciso preencher listas e nomes.
Penso que a politica é para os competentes, para os que pretendem servir com dignidade, com seriedade, com respeito pelos outros, para os que se mostrem dignos de servir, mas…
Com estes (des)fazedores de políticos, de quem será a politica de futuro?

Juan Carlos Ferreira Martins
Presidente da CPS do PSD de Vagos

Sugestões de notícias