Este ano a creche do Centro Infantil decidiu promover ateliers sensoriais. Este tipo de atividades estão a ser muito aplicadas em contextos de educação.
É através dos sentidos que as crianças, desde o nascimento, começam a comunicar e a estabelecer relações com o mundo que as rodeia. A perceção sensorial é uma função cerebral, através da qual elas interpretam o mundo. Desta forma as crianças em período de aprendizagem e crescimento precisam de atividades sensoriais para aprenderem com mais consistência e criatividade.
A estimulação da perceção sensorial deve ser trabalhada desde os primeiros meses. Todas as atividades que permitem à criança viver experiências sensoriais, desenvolvem a perceção de si, do outro e do meio envolvente. Este tipo de momentos também promovem o desenvolvimento da empatia e da amizade, uma vez que as crianças aprendem a reconhecer e respeitar as diferenças entre si e entre os outros.
Além disso, estimular a perceção sensorial com sabores, cores, sons, cheiros e texturas em atividades em contexto escolar, favorece o desenvolvimento emocional, da criatividade e da inteligência. Através do contato com diferentes texturas e estímulos, elas aprendem a lidar com suas emoções e sensações e a expressá-las de maneira adequada.
Outro contributo deste tipo de atividades é o desenvolvimento da coordenação motora fina. Através do toque, as crianças fazem pequenos gestos que permitem maior domínio e controlo do corpo, realizando assim, movimentos mais precisos, como por exemplo o movimento de “pinça”.
Este ano já concretizámos alguns destes atelieres que resultaram em momentos divertidos de exploração de texturas, cores, sabores, temperaturas e sons.

Centro Infantil