• De que cor é o frio?
  • O frio é de cor branca. De cor branca como a Paz.
    Foi com a cor branca da pomba da Paz que iniciámos 2025. Não quisemos começar mais um ano sem nos lembrarmos que “a Paz começa no coração de cada um” e de como é tão urgente no mundo inteiro.
  • Que fri-i-i-o!
  • De que cor é o frio?
  • O frio é branco como a neve.
    Também começámos o ano a tiritar de tanta neve fazer. Como bons cientistas que somos, fizemos cinco experiências com materiais diferentes para produzir neve artificial. Todas tiveram resultados diferentes: umas ficaram semelhantes no seu aspeto, mas não ao toque e outras ficaram ao contrário. A que mais se assemelhou foi aquela em que usámos água e uma fralda de bebé. Quem diria!?
    Muito frio, neve e gelo… assim continuamos. Estamos a explorar os biomas gelados do planeta Terra, a aprofundar conhecimentos e a descobrir particularidades da Antártida e do Polo Norte, observando semelhanças e diferenças entre eles e os animais que neles habitam, nomeadamente pinguins e ursos polares com as suas dificuldades e risco de extinção.
    Não conseguimos compreender lá muito bem porque é que em muitos vídeos e ilustrações o pinguim aparece representado no Polo Norte. Os adultos bem que nos avisam que não podemos acreditar em tudo o que vemos na internet, temos sempre que confirmar a informação.
    Vamos continuar um pouco mais no frio para depois passarmos para as florestas e ver o que por lá descobrimos. Estamos empolgados, vai ser TrOPical!

Centro Social e Paroquial de Calvão

Sugestões de notícias