Iniciativa decorreu no âmbito do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual, de forma a sensibilizar para os desafios diários enfrentados por quem é cego
Cerca de uma dezena de pessoas participou, no dia 13 de dezembro, numa experiência sensorial intitulada “Virar os olhos para dentro”. De forma a colocarem-se na pele de quem é cego, os participantes fizeram uma pequena visita ao Museu do Brincar, enquanto estavam vendados e dependiam da ajuda de um guia. A iniciativa aconteceu no âmbito do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual e incluiu, também, um momento de debate.
A experiência de orientação teve início na Câmara Municipal e, no percurso até ao museu, os participantes foram acompanhados por um cão-guia. Já no espaço museológico, formaram-se duplas e uma das pessoas foi vendada, procedendo à visita sem recurso à visão, para conseguirem colocar-se, por alguns minutos, na pele de uma pessoa com deficiência visual.
A iniciativa foi promovida pela Câmara de Vagos e incluiu um segundo momento, de debate, que contou com a participação da Escola de Cães-Guia de Mortágua, da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal e da Fundação Shine.
Instituído em 1961, o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual foi criado para promover o combate ao preconceito contra as pessoas com cegueira e com baixa visão.
S.F.