Inauguração do evento “Vagos, o nosso Natal” contou com a participação de milhares de pessoas. Programação estende-se até ao dia 29 de dezembro
A vila de Vagos encheu-se de gente, no dia 14 de dezembro, para receber a época natalícia. E, como não podia deixar de ser, a inauguração do evento “Vagos, o nosso Natal” contou com a presença do único pai natal certificado da Península Ibérica, que desfilou numa parada, fazendo as delícias dos mais pequenos. Agora, até dia 29, a festa continua, com atividades diárias em vários locais do centro da vila.
O Largo da Biblioteca Municipal João Grave, a Praça da Corredoura, a Praça da República, o Museu do Brincar, o Largo Parracho Branco, na Vagueira, e as rotundas da vila de Vagos já estavam iluminadas, desde o início do mês. Mas faltava dar início ao evento programado pela Câmara para abrilhantar a época natalícia. E o mesmo foi inaugurado, como nos outros anos, com a chegada do Pai Natal, que desfilou acompanhado pela Minnie, pelo Mickey e pela mascote do Museu do brincar, o Biskinho. À cabeça da parada, seguiu a Banda Vaguense e mais de uma centena de motas com pais natais – numa iniciativa dos Bombeiros de Vagos – trataram da “escolta”. Depois, o desfile percorreu os três locais onde o evento natalício está a acontecer: o Largo da Biblioteca, a Praça da Corredoura e a Praça da República.
Concertos, espetáculos, animação de rua, pinturas faciais, teatro, artesanato, histórias à fogueira e carrosséis, instalados na Praça da Corredoura e na Praça da República, integram o programa do “Vagos, o nosso Natal”. Teve também lugar, na pérgula do centro da vila, no dia 15, uma edição especial de Natal da FaaVa – Feira de Artesanato e Antiguidades.
Para os próximos dias, estão agendadas várias iniciativas, tais como, no sábado, 21, uma sessão de cinema natalícia, no auditório do Centro de Educação e Recreio, e um concerto do Coral de Santa Cecília de Calvão. Para o dia seguinte, domingo, está agendada a atividade “Retrata o teu Natal”, com Edna Larião, o concerto do Grupo Coral S. Salvador de Covão do Lobo e a atuação da Escola de Música “Música Convida” de Ponte de Vagos.
A atuação da Escola de Música da Filarmónica Vaguense é a proposta para o dia 23. Para o dia 24, véspera de Natal, há teatro, dança e pinturas faciais ao longo do dia.
Com um interregno no dia 25, a programação continua no dia 26 – com atividades semelhantes às do dia 24 – e a 27 vai acontecer a atuação de Zé Mágico, com o espetáculo “Nem eu sei como fiz isto!”.
No dia 28, acontece a atuação da Escola de Música de Calvão e um concerto com o vencedor do The Voice Portugal, Gustavo Reinas. O último dia, 29, encerra com a performance de fogo “Christmas Fire”.
Passeios de moliceiro
No âmbito do “Vagos, o nosso Natal”, a Câmara vai oferecer à comunidade viagens no barco moliceiro “Os Violas”, que está atracado junto à Ponte de Fareja, nos dias 21 e 28. “Durante a viagem, será possível conhecer um pouco mais sobre a história dos barcos moliceiros em Vagos e a sua ligação ao rio Boco, assim como desfrutar da paisagem de elevado valor natural, integrada na Zona de Proteção Especial e Zona Especial de Conservação da ria de Aveiro, conhecendo, de perto, a flora e a fauna que aqui se encontra”, convida a autarquia.
Os bilhetes para os passeios, apesar de serem gratuitos, devem ser levantados antecipadamente no Museu do Brincar – cada pessoa pode requerer um máximo de quatro bilhetes, sendo a atividade destinada a maiores de seis anos. As viagens acontecem no dia 21, às 9.30 horas, às 10.30, às 11.30 e às 14. No dia 28, às 14, às 15 e às 16 horas.
S.F.