Estamos em cima da época natalícia, mãe de todos os sonhos. Sonhos de paz no mundo, sonhos de harmonia nas famílias, sonhos de mesas a esbanjar e sonhos de prendas nos sapatinhos.
Na CAR, como já era de esperar o tempo passou a voar. Há sempre alguma data a assinalar a cada mês do ano e assim, quase sem darmos por isso, chegamos a dezembro. É Natal!!!!…. vai ser Natal… já foi Natal…e acreditem…ainda estamos para chegar ao Natal… Como conseguimos tal proeza? Antecipamos a nossa festa de “família “e a chegada do pai Natal e assim permitimos que as nossas princesas vivam a experiência do Natal no acolhimento.
Com a chegada de dezembro, começam as compras com as jovens e ultimam-se presentes surpresa. Há sempre mais algum que aparece à ultima da hora para adoçar o coração das nossas meninas e elas adoram… Em poucos dias todos os presentes ficaram bem embrulhados e escondidos à espera da festa. Voltamos a realizar a nossa festa no restaurante Gracita, que tão bem nos sabe mimar. Foi uma noite feliz e animada, com direito ao sempre esperado jogo do adivinha quem é? Voltamos a casa para elas perceberem o quanto o pai Natal foi amigo e descobrimos que ele, este ano, esteve muito atento e deu prémios a quem melhor se comportou.
Logo que começaram as interrupções escolares que agora já não acontecem, como antigamente, ao mesmo tempo, em todas as escolas que são frequentadas pelas nossas jovens, os ecos de festa de natal espalharam-se pela casa! A partir do nosso jantar começamos a ver algumas das nossas meninas a irem até às famílias e mesmo que não tenham mais prendas, já conseguiram as nossas e ganharam a família de prenda. Há sempre alguém que acaba por ter autorização, do tribunal ou da CPCJ, para partir de imediato para junto da família. Algumas jovens, poucas, já foram para a família no dia 18, outras foram no dia 20. Quando o dia 24 chegar também cá estamos para voltar a festejar, porque a nossa casa nunca fecha. Infelizmente, por falta de retaguarda familiar, ficam sempre algumas meninas connosco.
No meio da azáfama dedicada às meninas, a nossa equipa ainda se conseguiu organizar para o tradicional almoço de Natal. Mais uma vez, fomos até ao restaurante pedagógico da EPADRV.
Tenham todos um bom natal!
Casa de Acolhimento Residencial