NO CONCELHO

Acervo instrumental e musical da Filarmónica ao dispor de todos

Exposição inaugurada na biblioteca, no âmbito do 164º aniversário da associação, tem caráter permanente

O espólio instrumental e o acerco musical da Filarmónica Vaguense estão, desde o passado dia 12 de outubro, ao dispor de todos. No âmbito do 164º aniversário da associação, foi inaugurada uma exposição na Biblioteca Municipal João Grave, que mostra ao público os detalhes da história da banda filarmónica.
Disponíveis para serem apreciados pelo público em geral estão, agora, instrumentos antigos da Filarmónica Vaguense, assim como um conjunto vasto de partituras, algumas das quais que têm cerca de um século. A exposição acontece no âmbito de um protocolo que foi firmado, em 2021, entre a associação e a Câmara de Vagos. E é, segundo a autarquia, “resultado de um trabalho inicial de recolha e organização, levado a efeito pela Filarmónica Vaguense”.
Além da mostra, todo o acervo musical da banda está, atualmente, em fase de digitalização, ficando disponível, “em breve”, no catálogo online da biblioteca municipal. A exposição é de caráter permanente e pode ser visitada no horário de funcionamento da biblioteca.
Também inserido nos festejos do aniversário da associação, no dia da inauguração da exposição, à noite, o salão dos Bombeiros de Vagos recebeu o concerto “Música e Filmes”, onde foram interpretados alguns êxitos do cinema, perante uma plateia repleta. A atuação, dirigida como habitualmente pelo maestro Leonel Ruivo, foi ainda acompanhada da projeção de “takes” de filmes conhecidos do grande público, abrilhantando a interpretação das suas bandas sonoras.

S.F.

Sugestões de notícias