As férias voaram! Agosto passou tão rápido! 1,2,3, já cá estamos outra vez… em setembro!
Outro ciclo, velhas rotinas, novos desafios!
À medida que esta equipa e esta casa vão ficando mais maduras, os ciclos da vida e do acolhimento, ano após ano, vão-se repetindo, mas sempre com novos matizes. Damos por nós a repetir velhas frases… antigamente eram mais fáceis, antigamente havia mais respeito…antigamente…antigamente…e depois voltamos ao essencial, ao foco do nosso trabalho, se fossem fáceis não estavam cá…
Setembro, na CAR, marca o recomeço.
Livros, cadernos, capas, folhas, cargas e recargas. Mochilas, lápis e canetas e um mundo de material para voltar a comprar e a encher estantes e armários. E vesti-las. E calçá-las.
Começou mais um ano de escola! Que avancem as aulas, porque, cá em casa o frenesim do regresso à escola instalou-se cedo. Já acabaram as reuniões de escola, já estão quase todas a dar o seu melhor, espalhadas por várias escolas. As nossas jovens estão a frequentar a EPA e a EFTA, em Aveiro, o agrupamento de escolas de Ílhavo, o Colégio em Calvão, a EPADRV na Gafanha, a Escola Secundaria e a Escola Básica Dr. João Rocha Pai, no agrupamento de escolas de Vagos. Procuramos que todas estejam integradas no projeto educativo que melhor se ajusta ao seu perfil, ao seu desenvolvimento e à sua área vocacional. Temos que tornar fácil o seu caminho, mesmo que resulte numa gestão mais complexa para nós. Juntar a vinte horários escolares diferentes o apoio ao estudo, as atividades lúdicas, os encontros com a família, as atividades de desenvolvimento pessoal, o treino de competências das atividades de vida doméstica e ainda articular com as atividades extracurriculares que cada uma frequenta na comunidade é um barco sempre a navegar em águas tumultuosas.
Ainda não estão todas as meninas na escola porque esta casa constrói-se na permanente mudança, preparamos novos acolhimentos, deixamos voar mais umas andorinhas do nosso beiral e já recebemos outras para uma nova fase da sua vida.
O mês de setembro na CAR é um mês extenuante, para toda a equipa, mas é também um mês delicioso em que conseguimos medir e sentir o crescimento de cada uma delas. Sabe tão bem vê-las crescer por dentro e por fora. Dar sentido à vida delas é uma forma de ressignificar a nossa vida profissional num exercício de reflexão constante sobre os momentos de crise e encontrar maneiras de transformá-los em experiências valiosas, capazes de influenciar positivamente a nossa trajetória futura. A nossa e a delas…
Os dias de “no far niente” devem voltar para as férias de Natal, com elas embrulhadas nas mantas peludas e fofas, deitadas no sofá, quase imóveis, só mexendo os olhos e os dedos para teclar no telemóvel.
Sejam felizes! Daremos novidades em outubro.
Casa de Acolhimento Residencial