NO CONCELHO

Praia da Vagueira é palco da animação de verão

Concertos, desporto e cultura preenchem programa vasto que decorre até ao final de agosto. Ana Bacalhau sobe ao palco no último dia de julho

Com a chegada do verão, o epicentro da animação, no concelho de Vagos, desloca-se para a praia da Vagueira. “Animar o verão” é o programa, organizado pela Câmara Municipal, que mais uma vez enche os meses de julho e de agosto de iniciativas de cariz musical, desportivo e cultural. Um dos momentos altos, os “Municípios Sem Fronteiras”, aconteceu entre os dias 18 e 20. A freguesia de Soza sagrou-se vencedora.
A emoção tomou conta do Largo Parracho Branco, nas três noites de “Municípios sem Fronteiras”. Calvão, Ouca, Gafanha da Boa Hora e Fonte de Angeão e Covão do Lobo foram as primeiras equipas a competir, numa noite repleta de diversão, com provas desafiantes. Ponte de Vagos e Santa Catarina, Soza, Vagos e Santo António, Santo André e as equipas dos Bombeiros Voluntários e da Câmara Municipal competiram, por seu turno, na segunda noite de provas.
A vitória, no último dia, acabou por ser disputada por todas as equipas que integraram o torneio. Mas o primeiro lugar viria a ser arrecadado pela freguesia de Soza, cujos participantes e apoiantes festejaram a rigor.
Até ao final de agosto, todos os dias existem atividades a decorrer na Vagueira. Exemplo disso é a Biblioteca de Praia, a mostra de artesanato, o posto de turismo e o espaço Bairrada, que estão instalados diariamente no Largo Parracho Branco.
Ainda que o largo mais central da Vagueira, assim como a praia, recebam a maior parte das iniciativas do programa “Animar o Verão”, o centro da vila, mais propriamente a Quinta do Ega, recebe o “Vagos em Ação”, um leque de atividades desportivas que tomam conta dos finais de tarde de todas as terças e quintas-feiras, às 19 horas, na Quinta do Ega. Mas o desporto também marca presença no Largo Parracho Branco, aos sábados, às 18 horas. Aí, alguns clubes do concelho foram desafiados a promover sessões de atividade física subjugadas às modalidades nas quais representam a sua atividade. Para quem aprecia atividades mais radicais, no dia 28, na Marina da Vagueira, tem lugar a já tradicional Manhã Náutica.
A Hora do Conto, a exposição “As 11 vidas da Ria” e a exposição ambiental “Ó Mar Salgado” também são algumas das propostas culturais para o verão. E no que ao ambiente diz respeito, acontece, a 28 de julho, no areal da Praia da Vagueira, a atividade “Líderes, Procuram-se”, entre as 16 e as 18 horas. O mês de julho despede-se com um concerto, no Largo Parracho Branco, da cantora Ana Bacalhau.
Autocarros
À semelhança do que aconteceu nos últimos anos, o município volta a disponibilizar autocarros gratuitos de acesso às praias do concelho, até 30 de agosto, de segunda a sexta-feira.
Ao dispor dos vaguenses vão estar dois autocarros: um destinado às freguesias do norte do concelho, outro às do sul. O do norte, da empresa Busway, sai de Santo António, junto à igreja, às 8.30 e às 14 horas. E passa depois por Santo André, por Ouca, Soza, Vagos, Vagueira, Labrego e Areão. No regresso, parte inicialmente do Areão, às 12 e às 18 horas, fazendo o percurso inverso.
Por seu turno, o autocarro do sul, pertença da Câmara Municipal, cumpre os mesmos horários do que faz o percurso norte, mas tem início na Ponte de Vagos, junto à igreja, passando por Santa Catarina, Covão do Lobo, Fonte de Angeão, Calvão, Areão, Labrego e Vagueira. No regresso, também às 12 e às 18 horas, arranca da Vagueira, no Largo Parracho Branco, levando os veraneantes para as respetivas freguesias de origem.
S.F.

Sugestões de notícias