ECO DA SANTA CASA

Vieira da Silva, pintora.

Como nenhum outro artista português, Maria Helena Vieira da Silva está representada em museus dos quatro cantos do mundo.
Nascida em Lisboa no ano de 1908, Maria Helena nunca se deixou distrair por modas e tendências. Ela atribui toda a sua atenção a cada quadro que pintou. Aos dezanove anos mudou-se para Paris onde estudou Escultura. Mais tarde, conheceu o seu marido Árpád Szenes, também pintor e mudam-se para o Brasil. Maria Helena Vieira de Silva vendeu o seu primeiro quadro para o Museu de Arte Moderna, em Nova Iorque.
Com a Segunda Guerra Mundial, o casal foge para Portugal na tentativa de obter novamente a nacionalidade portuguesa (Maria helena tinha perdido a nacionalidade ao casar com um húngaro em território francês). Contudo, como Árpád tinha origens judaicas, o pedido foi-lhes negado. Regressou a Paris, onde se nacionalizou francesa em 1956.
Em 1960, o casal foi agraciado pelo governo francês como Oficial e Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras. Em Portugal, Maria Helena Vieira da Silva só foi reconhecida depois do 25 de abril de 1974. Faleceu em Paris no dia 6 de março de 1992.
J.S., cliente de SAD

Sugestões de notícias