ECO DA SANTA CASA

A importância de ser Ajudante de Ação Educativa

Quando lemos sobre as principais tarefas e responsabilidades de um/a Ajudante de Ação Educativa, imediatamente nos salta à vista definições como:
“Pessoa que acompanha e participa nas atividades socioeducativas e nas AAFS, que ajuda e acompanha o grupo de crianças nas várias rotinas da sala, que colabora e participa nas atividades definidas nos vários projetos, que assegura as tarefas necessárias ao eficaz funcionamento do dia, etc..”
Mas quem trabalha diariamente com os/as Ajudantes de Ação Educativa percebe que qualquer definição que haja, por muito abrangente que seja, vai ser sempre pequenina, para explicar tudo o que é um/a Ajudante de Ação Educativa.
A/O Ajudante de Ação Educativa é, acima de tudo um agente educativo, que faz parte de todo este complexo processo que é a educação de infância, é parte de uma equipa, que só é eficaz, quando trabalha como tal, é suporte para o adulto e colo e afeto para as crianças. Só da dinâmica entre os vários agentes na ação educativa é que surge o resultado maior que se traduz na qualidade do clima relacional em que cuidar e educar estão intimamente ligados e que o respeito pela individualidade e o tempo de cada criança o principal objetivo.
O meu bem-haja às Ajudantes de Ação Educativa que estiveram e que estão connosco diariamente. DCI
Relatos em nome próprio!
“Não somos MÃES deles, não, mas somos o prolongamento dos braços delas, somos colo, aconchego, sossego, calmaria, brincadeira e fantasia.
Somos Ajudantes de Ação Educativa, somos nós que os acolhemos pela manhã, que lidamos com o sono, com as birras e com a energia. Somos nós que, todos os dias, lhe abrimos a porta mágica da fantasia. Somos nós que ajudamos e amparamos no processo de aprendizagem, no brincar e no sonhar!
Não é fácil! É um desafio diário! Acrescenta-nos algo todos os dias, faz-nos melhores!
Somos nós que com eles passamos grande parte do dia, às vezes mais do que as famílias. Orgulhamo-nos muito do nosso trabalho, orgulhamo-nos das famílias que em nós confiam, mas orgulhamo-nos principalmente de todas as crianças, essas sim, sentem a nossa real importância!” L. e G.
“Ser Ajudante de Ação Educativa é muito mais do que trocar fraldas, lavar as mãos, dar de comer e colocar a dormir! Somos participantes ativos na educação nas crianças! Damos e recebemos sorrisos, lágrimas, mimo, carinho e amor. Temos o privilégio de acompanhar de perto o desenvolvimento das crianças tanto física como emocionalmente. Vê-las dar os primeiros passos, dizer as primeiras palavras, dizer o nosso nome pela primeira vez, fazer o primeiro xixi no bacio, comer com garfo e faca, fazer o primeiro desenho que se parece realmente com uma pessoa. Tudo isto é bonito e importante. Fazer parte de todo este processo como Ajudante de Ação Educativa é muito gratificante.” P.

Centro Infantil

Sugestões de notícias