NOTAS…SOLTAS
BANDA VAGUENSE FILARMÓNICA VAGUENSE
1860 – 2024: 164 anos de Música, por Vagos
Quando em 1858 o prior de Vagos João de Miranda Ascenso, conhecido pelo seu espírito empreendedor e dinâmico, teve o impulso de formar uma banda filarmónica em Vagos, pretendia dotar a vila com uma banda própria, que abrilhantasse todos os eventos habitualmente realizados na terra. Assim, passaríamos a ter um agrupamento dedicado a Vagos e se evitaria recorrer a bandas de outras localidades.
E desde 1860, ano em que teve lugar a primeira atuação oficial da Banda Vaguense, essa ideia mestra do prior foi conseguida em plenitude. Até mesmo durante o período em que a banda atravessou uma fase de completa desorganização, sempre se conseguia reunir um número suficiente de músicos (a que se chamava o “forma já”) pelo que se assegurava sempre que as nossas festas fossem acompanhadas pelos executantes “da casa”.
Para confirmar este desiderato, no princípio de cada ano as direções da Filarmónica Vaguense guardam as datas previstas para os eventos habitualmente entregues à nossa banda, até que os contratos efetivamente se concretizem.
Se em tempos mais distantes as bandas estavam confinadas a tocar apenas nas arruadas, logo pelo início do dia, a acompanharem as procissões e fazerem alguns concertos em coreto, ao despique com outra filarmónica, nos tempos que correm, as bandas sinfónicas são muito procuradas para acompanharem cantores de prestígio.
Pelo que à nossa Banda Vaguense diz respeito, já levamos a efeito concertos:
-em 2019, com o tema “Por terras do Zeca” no cineteatro Capitólio, em Lisboa e no Teatro Aveirense, com vários cantores portugueses muito credenciados. No mesmo ano, nas Festas de Vagos, acompanhando Herman José.
-em 2016, com o “Plano B”, em Oliveira do Bairro.
-em 2015, no Teatro Aveirense, acompanhando o tenor Carlos Guilherme.
-em 2014, nas festas de Vagos, acompanhando Miguel Araújo.
Também merecem ser recordados, por não serem menos marcantes, os concertos de 2020 sob o tema “Banda Vaguense convida cantores vaguenses” e em 2013 nos espetáculos “Retalhos do Passado”, ocorridos no salão de festas dos Bombeiros Voluntários de Vagos, em parceria com o Teatro Fantástico, e a participação especial de Armindo Fernandes e Andreia Alferes.
Já este ano, e de novo abrilhantando as festas de Vagos, a Banda Vaguense acompanhou o artista FF, em mais um concerto brilhante.
É esta versatilidade que as bandas filarmónicas apresentam que deviam merecer de todos os decisores – quer locais quer nacionais – maior atenção e melhor apoio, não esquecendo nunca que as mesmas só existem à custa de grandes sacrifícios dos seus (jovens) executantes e das suas famílias, as quais suportam quase na totalidade, as despesas de deslocação dos mesmos para ensaios e serviços, ao longo de cada ano.
PAGAMENTO DE QUOTA DE ASSOCIADO
Os nossos associados podem desde já proceder ao pagamento da cota de sócio do ano corrente junto dos nossos diretores, ou procedendo à transferência do valor de 10€ para o Iban a seguir anotado, indicando na referência o seu nome e motivo do pagamento ou dando-nos conta desses elementos para o endereço também mencionado abaixo.
Obrigado a todos.
Iban: PT50 0045 3340 4006 96198 filarmonicavaguensemail.com
Votos de muitas “Notas…Soltas” nas nossas vidas.
José A. Almeida