Assembleia Municipal Jovem composta por membros da comunidade educativa
Como se de uma verdadeira Assembleia Municipal se tratasse, alguns jovens das escolas do concelho de Vagos tiveram a oportunidade de participar na Assembleia Municipal Jovem (AMJ), a 17 de abril, assumindo o papel de deputados. O objetivo da iniciativa foi que os participantes pudessem expor aos decisores políticos locais quais os problemas que identificam, enquanto jovens do município.
No papel de jovens deputados estiveram os delegados e sub-delegados de turma do Agrupamento de Escolas de Vagos, do Colégio Nossa Senhora da Apresentação de Calvão e da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos. A sessão foi coordenada por Rui Santos, presidente da Assembleia Municipal, juntamente com João Paulo Sousa, presidente da Câmara em exercício, e com Pedro Bento, vice-presidente.
À semelhança do que acontece anualmente, a AMJ serviu, sublinhou a Câmara, para os alunos das escolas “exporem problemas e carências sentidas e identificadas enquanto jovens, bem como apresentar soluções que consideram como necessárias para atingir os objetivos que pretendem”. “Através desta iniciativa, os jovens têm um espaço para partilhar ideias e intenções e um espaço de problemas, de confronto de opiniões, no sentido de se encontrarem soluções onde as suas realidades, vivenciadas enquanto jovens, importam”, esclareceu a autarquia, no final da sessão.
S.F.