NO CONCELHO

Jovens no papel de deputados

Assembleia Municipal Jovem composta por membros da comunidade educativa

Como se de uma verdadeira Assembleia Municipal se tratasse, alguns jovens das escolas do concelho de Vagos tiveram a oportunidade de participar na Assembleia Municipal Jovem (AMJ), a 17 de abril, assumindo o papel de deputados. O objetivo da iniciativa foi que os participantes pudessem expor aos decisores políticos locais quais os problemas que identificam, enquanto jovens do município.
No papel de jovens deputados estiveram os delegados e sub-delegados de turma do Agrupamento de Escolas de Vagos, do Colégio Nossa Senhora da Apresentação de Calvão e da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos. A sessão foi coordenada por Rui Santos, presidente da Assembleia Municipal, juntamente com João Paulo Sousa, presidente da Câmara em exercício, e com Pedro Bento, vice-presidente.
À semelhança do que acontece anualmente, a AMJ serviu, sublinhou a Câmara, para os alunos das escolas “exporem problemas e carências sentidas e identificadas enquanto jovens, bem como apresentar soluções que consideram como necessárias para atingir os objetivos que pretendem”. “Através desta iniciativa, os jovens têm um espaço para partilhar ideias e intenções e um espaço de problemas, de confronto de opiniões, no sentido de se encontrarem soluções onde as suas realidades, vivenciadas enquanto jovens, importam”, esclareceu a autarquia, no final da sessão.

S.F.

Sugestões de notícias