Evento “Entre Ler e Brincar” acontece entre os dias 24 e 28, em cinco espaços do centro da vila
As comemorações dos 50 anos do 25 de abril são o grande destaque da edição deste ano do evento “Entre Ler e Brincar – As Artes têm lugar”, que acontece no centro da vila de Vagos, entre os dias 24 e 28 de abril. O Largo da Biblioteca Municipal João Grave, o Largo do Museu do Brincar, o Jardim de S. Sebastião, a Praça da República e a Praça do Município foram os locais eleitos para darem palco a vários tipos de arte, entre as quais a literatura, a música, as artes plásticas e o teatro.
“Mesclar o conceito das artes, associado ao brincar” é, segundo Dulcínia Sereno, vereadora da cultura da Câmara de Vagos, a marca do “Entre Ler e Brincar – As Artes têm lugar”. E a edição de este ano não é exceção. Por isso, a biblioteca e o Museu do brincar – onde as entradas individuais, durante os cinco dias, são gratuitas – assumem-se como os pontos centrais do evento.
A inauguração está agendada para o dia 24, às 18.30 horas, com o discurso de abertura do presidente da Câmara, seguido de um concerto do Grupo Coral Santa Cecília de Calvão, no Largo da Biblioteca. No mesmo dia, decorrem pinturas faciais para crianças, entre as 19 e as 21 horas, no Largo do Museu do Brincar, e, no mesmo local, a performance musical “Abril Celebrações Mil”, às 19.30 horas, assim como a peça teatral “Brincar é que está a dar”, às 20.15. Logo depois, pelas 21 horas, o Combo de Jazz do Conservatório de Música de Coimbra atua no Largo da Biblioteca.
Durante todos os dias do evento, entre as 10 e às 13 horas, tal como entre as 14.30 e as 19.30, há insufláveis para os mais novos e jogos tradicionais (entre as 10 e as 13 horas e entre as 14 e as 21). Estão presentes no evento, também diariamente, barraquinhas de artesanato, animação de rua e opções de gastronomia.
Cada dia de certame tem um programa específico diferente, com atividades a acontecerem nos vários locais, sempre entre as 10 e as 22 horas. No feriado, 25 de abril, por exemplo, o teatro de marionetas “Teatro Tuk Tuk” é apresentado, às 15 horas, no Largo do Museu do Brincar. A seguir, o programa contempla várias performances musicais e teatrais, ao longo de toda a tarde, culminando com o concerto de Cristiana Conde, no Largo da Biblioteca Municipal João Grave.
Na sexta-feira, dia 26, destaque para o atelier “Cravos de Abril”, pelas 11.15 horas (no largo do museu), e para a oficina “Música para não músicos”, às 17.30 (no largo da biblioteca). Em frente ao museu decorre, também, às 19 horas, a peça “Vizinhos 100 Liberdade” e, entre outras iniciativas, o dia termina com um concerto de Emídio Rodrigues, com o projeto “Cantar Abril”, junto à biblioteca.
O programa de sábado é também repleto de atividades, com a peça teatral “Puro Engano”, às 21 horas, no Largo da Bibilioteca, a fechar o dia. No domingo, o encerramento está marcado para as 19 horas, mas, antes, pelas 17, acontece a mostra cultural “Vagos tem dança!”.
S.F.