Feira de Artesanato e Antiguidades de Vagos volta a acontecer aos primeiros domingos de cada mês e vai ter mais expositores
A pérgola de Vagos, no centro da vila, volta a receber mais uma temporada da Feira de Artesanato e Antiguidades de Vagos (FaaVa), já a partir do dia 7 de abril, depois de a última edição ter acontecido em outubro. Depois disso, o certame continua a acontecer, ao longo do ano, nos primeiros domingos de cada mês.
Como novidade da terceira temporada, a Câmara Municipal, que organiza a FaaVa em conjunto com o Núcleo Empresarial de Vagos, anunciou que o evento passa a contar com mais expositores. Mantém-se, no entanto, destinado a todos os “cidadãos, artesãos, empresários em nome individual e coletivo, associações culturais, desportivas e recreativas” com sede no concelho.
À semelhança das edições de 2022 e de 2023, a FaaVa acontece entre as 9 e as 18 horas e tem como intuito, ressalva a autarquia, “valorizar e promover os valores patrimoniais, culturais e turísticos” do município. E continua a contar com animação e programação complementares.
Em abril, por exemplo, haverá pinturas faciais e jogos tradicionais, a hora do conto – intitulada “FaaVas Contadas” –, oficinas de artes e uma “Caça ao Ovo”, além de animação itinerante. Às 12.30 e às 17 horas, tem lugar a performance musical “Abril Celebrações Mil”.
Tal como já vem sendo habitual, na FaaVa tem lugar a promoção, venda, compra e troca de “velharias, antiguidade e colecionismo, designadamente artefactos etnográficos, bibelots, quinquilharias, livros, discos, jornais, revistas, selos, postais, moedas, relógios, máquinas, mobiliário, artigos para o lar e peças de arte”, entre outros. A entrada é gratuita.
S.F.