Projeto do Grupo de Ação Local Aveiro Sul durou um ano e culminou com a integração da pesca artesanal do concelho em roteiros e experiências
“Arte Xávega e Cultura Artesanal no território do GAL [Grupo de Ação Local] Aveiro Sul” é o nome do projeto, recentemente concluído, do qual o município de Vagos faz parte. E, no âmbito do mesmo, foi possível potenciar a arte xávega enquanto produto turístico da região de Aveiro, na medida em que a pesca artesanal vaguense está integrada, agora, em roteiros destinados aos turistas.
Segundo uma nota da Câmara de Vagos, foram criados quatro roteiros. “Experiências para relaxar depois do trabalho”, “Experiências para conhecer a cultura local”, “Experiências para desfrutar em dias de chuva” e “Experiências para aprender com os mestres”. E é nessa última – que pode ser acedida através do site https://riavivarte.aida.pt – que os turistas são convidados a saber mais sobre a história da arte xávega em Vagos, sobre como assistir àquela arte de pesca artesanal ao vivo ou sobre como se trabalham as redes de pesca.
Para facilitar a comunicação, o projeto do GAL incluiu, ainda, o desenvolvimento de uma plataforma eletrónica de promoção – o site acima referido –, em português e em inglês. E acabaram por ser criadas, também, duas brochuras, uma dedicada à arte xávega e outra à cultura artesanal, constando de ambas propostas de gastronomia local.
“Para o município de Vagos, este projeto foi uma mais-valia, uma vez que permitiu ter um estudo mais aprofundado sobre a caracterização história e técnica da arte xávega e a salvaguarda dos testemunhos nos nossos pescadores, assim como a sua integração em roteiros/experiências turísticas, com os restantes municípios”, sublinhou o executivo camarário.
No âmbito do projeto, além de várias iniciativas que decorreram ao longo de um ano, foi feito, também, um levantamento e caracterização história e técnica da arte xávega, através da realização de 20 entrevistas com artesãos e pescadores locais. Ao mesmo tempo, procedeu-se ao registo vídeo e fotográfico das mesmas, para utilização nos suportes de comunicação.
S.F.