CONSULTÓRIO

Já pensou em deixar de fumar?

Consultório

O tabagismo, segundo o European Lung White Book de 2003, é considerado uma doença crónica. Desde 1950 que os perigos do tabaco têm sido estudados, de entre os quais: risco de cancro de pulmão, doença cardíaca, AVC, infeções respiratórias, doença pulmonares como a DPOC, contribui para a disfunção eréctil e infertilidade, entre outros.
Fumar não só prejudica a saúde do próprio, mas também das pessoas expostas ao fumo do tabaco. O tabagismo é atualmente reconhecido como a principal causa de morte, doença e incapacidade evitável no mundo. Sabia que cada cigarro consumido tira em média 5,5 minutos de vida?
Assim deixar de fumar permite uma melhoria do estado de saúde, com benefícios imediatos e a longo prazo. Sabia que logo após 20 minutos de deixar de fumar a sua pressão arterial e frequência cardíaca voltam ao normal e que após 15 anos o risco de enfarte é semelhante ao de uma pessoa não fumadora?
Deixar de fumar pode ser um desafio, em que lidar com os sintomas de adaptação do corpo à ausência da nicotina pode ser desagradável e difícil de suportar sem apoio. Mas com ajuda pode tornar-se mais fácil. O apoio comportamental e farmacológico, com medicamentos que ajudam a diminuir o desconforto provocado pela falta de nicotina, podem aumentar o sucesso em deixar de fumar. Sabia que existem consultas de apoio à cessação tabágica? Procure ajuda diferenciada, fale com o seu médico de família ou ligue para o SNS 24 (808 24 24 24).

A. Raquel Dias, médica interna na USF Senhora de Vagos

Sugestões de notícias