NOTAS…SOLTAS BANDA VAGUENSE FILARMÓNICA VAGUENSE
1860 – 2023: 163 anos de Música, por Vagos
De 18 a 23 de Setembro passado, na cidade venezuelana de Caracas, decorreu o II Congresso Mundial o Sistema, que congregou 140 participantes de 43 países do mundo.
Para este importante evento mundial foram convidados dois elementos da Filarmónica Vaguense: Leonel Ruivo, o nosso maestro, e o oboísta Miguel Martins.
Foi uma campanha muito trabalhosa e exigente mas que fica a constituir mais um importante marco na história recente quer da nossa instituição quer dos nossos elementos.
Das inúmeras informações oriundas da Organização do evento, transcrevemos:
“Com uma clara linha de ação plasmada pelo Mestre José António Abreu e por sete maravilhosos dias do II Congresso Mundial O Sistema, o diretor executivo, Eduardo Mendez, juntamente com sua equipe diretiva, musical, acadêmica, administrativa, operacional, técnico e operário recebeu, no Centro Nacional de Ação Social por Música de 18 a 23 de setembro, 140 participantes internacionais, 86 programas inspirados no Sistema e representantes de 43 países do mundo para ligar e dar uma primeira aproximação ao Sistema Mundial de Orquestras e Coros.
Representantes de 60 programas inspirados no Sistema celebraram acordos de entendimento com o objetivo de estreitar laços orientados para um objetivo comum, a música. Em conformidade e harmonia eles se juntaram ao manifesto de princípios e ideias levantadas, onde se concorda que o Núcleo é um espaço de liberdade, onde sonhar, reinventar e transformar acontece ao reconhecer e respeitar o outro. Onde das relações humanas e do encontro constante surge a capacidade de se cuidar, defender e desenvolver laços que ajudam a progredir. De tal forma que a “Prática Colectiva da Música ” se consolida lá como metodologia concreta e, por sua vez, estimula os valores, deveres e direitos que permitem a transformação social dos seus integrantes.
Após dias de palestras, intercâmbios acadêmicos, mesas operacionais de trabalho, visitas a núcleos capitalinos e do interior do país, os resultados obtidos fornecem uma base substancial para a consolidação de uma linha de trabalho comum onde convergem ferramentas que permitem a incorporação metodológica do Sistema imediatamente ou a adaptação da mesma, de acordo com as necessidades próprias de cada região.”
A Direção da Filarmónica Vaguense agradece o elevado sentido de responsabilidade demonstrado pelo maestro Leonel e pelo Miguel Martins, que souberam dignificar o nosso país e a nossa Instituição. Parabéns a ambos.
ESCOLA DE MÚSICA DA FILARMÓNICA VAGUENSE
E eis que o ano letivo 2023/2024 já começou!…
Já estão a decorrer a bom ritmo as aulas das várias classes a que os nossos alunos se inscreveram, com o empenho habitual da Direção Pedagógica, professores e alunos.
A todos desejamos um ano muito profícuo.
PAGAMENTO DE COTA DE ASSOCIADO
Os nossos associados que ainda não procederam ao pagamento da cota de sócio do ano corrente podem fazê-lo junto dos nossos diretores, ou procedendo à transferência do valor de 10€ para o Iban a seguir anotado, indicando na referência o nome e motivo do pagamento ou dando-nos conta desses elementos para o endereço também mencionado.
Obrigado a todos.
Iban: PT50 0045 3340 4006 9619 80304
Endereço: filarmonicavaguense@gmail.com
Votos de muitas “Notas…Soltas” nas nossas vidas.
José A. Almeida