É a primeira vez que a Praia do Labrego recebe a distinção que sinaliza as praias que têm melhores condições de segurança e qualidade
“Temos investido mesmo muito para que a nossa água, os nossos areais, acessos e segurança sejam os ideais”. As palavras são de Silvério Regalado, presidente da Câmara, no dia em que Vagos recebeu as Bandeiras Azuis das três praias do município. Este ano, foi a primeira vez que a praia do Labrego recebeu o galardão que sinaliza as praias que têm melhores condições de segurança e as que melhor qualidade oferecem aos banhistas. Por seu turno, a distinção foi atribuída à da Vagueira pela 35ª vez consecutiva e à do Areão pelo 16º ano.
A atribuição do galardão é da responsabilidade da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), responsável por premiar, todos os anos, a qualidade das zonas costeiras e, dessa forma, sinalizar as melhores praias. “Ter mais uma praia com Bandeira Azul significa mais e melhor qualidade no património natural do município de Vagos”, sublinhou a Câmara Municipal.
Silvério Regalado aproveitou ainda o momento para se voltar a referir à prevenção, numa altura em que decorre, nas praias do município, a campanha “O Afonso Alerta” – em homenagem ao jovem vaguense que morreu, no verão passado, no mar da Vagueira, numa zona não vigiada. “A prevenção é uma das principais tarefas que temos nas nossas praias, mas, além disso, temos um plano que prevê o acompanhamento das praias não vigiadas. Quero sublinhar que a prevenção começa sempre em cada um de nós. Assim sendo, temos que ajudar os nadadores-salvadores a cumprir as suas tarefas”, sublinhou o edil.
Na cerimónia estiveram presentes, ainda, Isabel Rosado, engenheira do Ambiente, Sara Caladé, vereadora do turismo da Câmara de Vagos, Pedro Santos, em representação da Agência Portuguesa do Ambiente, e Vítor Conceição Dias, comandante do Porto de Aveiro. E o tema “prevenção” esteve em destaque em todas as intervenções.
“Geodiversidade” é escolhido, este ano, para o Programa Bandeira Azul. Segundo a ABAE, esse é “um conceito integrador fundamental, que engloba todos os materiais e fenómenos geológicos que dão corpo ao planeta e o modificam (a sua estrutura e a sua superfície) e que, em conjugação com a biodiversidade, define a essência material da Terra e o modo como ela se transforma e evolui”. O Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido pela ABAE, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental. Os critérios avaliados para a atribuição da distinção são a Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário.
S.F.