Iniciativa acontece a 30 de julho, organizada pelo Grupo Folclórico de Santo António
O Festival do Moliceiro, que a 30 de julho conhece a sua 36ª edição, no Cais das Folsas Novas, este ano tem uma novidade: os participantes vão poder passear de barco moliceiro, no rio Boco. De resto, o evento conta com vários momentos dedicados à história, ao folclore e à cultural local.
Com início às 15 horas, junto à Ponte da Fareja – a mais antiga que atravessa o canal –, o Festival do Moliceiro vai contar com um desfile de barcos moliceiros, que se prolongará durante quase uma hora. Depois, às 16, está prevista a chegada das embarcações ao Cais das Folsas, onde terão início algumas atividades, entre as quais uma recriação do leilão de moliço e junco.
Com a organização do festival a cargo do Grupo de Folclore de Santo António de Vagos, em parceria com a Câmara Municipal, haverá tempo, também, para um espetáculo de folclore, no qual vão participar o Rancho Folclórico Cultural do Covão do Coelho, de Alcanena, o Rancho Folclórico de Santa Eufémia de Pé de Moura, de Gondomar, o Rancho Folclórico Os Azuraras de Quintela, de Mangualde, e o Rancho Folclórico e Cultural Nossa Senhora de Monte Pedroso, de Vila Nova de Gaia.
Segundo a organização, os participantes do festival vão poder “fazer passeios de moliceiro no Rio Boco, com um valor associado por pessoa”.
S.F.