A criatividade é essencial para a comunicação, o desenvolvimento e o resultado dos profissionais e das organizações.
A Psicologia possui uma série de definições sobre a criatividade, mas em geral podemos dizer que para além de ser um traço de personalidade, também pode ser adquirida por indivíduos curiosos, persistentes, percetíveis, com facilidades para o desenvolvimento de habilidades e visionários. Definição esta que tão bem se adequa às crianças.
Com o intuito de promover, estimular a criatividade através da arte, o CATL propôs algumas atividades às crianças fornecendo as ferramentas necessárias à sua execução, usando técnicas e materiais diferentes, mas deixando sempre espaço para que a criança desse asas à sua imaginação.
Partindo das perguntas “Se toda a água corre para o mar por que é que ele não transborda?” e “Por que é que a água que usamos hoje é a mesma do tempo dos dinossauros?”, as crianças construíram um painel coletivo com o ciclo da água, trabalhando sobretudo com modelagem de pasta de sal.
Chegou a vez de um desafio: elaborar um cartão de S. Valentim usando alguns elementos do quadro “A Bailarina” de Juan Miró. O resultado foi fantástico!
Passámos para Mondrian e apenas com linhas retas, cores primárias e tintas as crianças construíram um porta-chaves que aproveitaram para oferecer ao pai.
Recentemente, promovendo a reciclagem e usando a técnica de sal pintado com giz, as crianças fizeram uma garrafa decorativa para oferecer à mãe.
O mais importante de tudo foi o prazer vivido, no nosso CATL, na execução destas atividades!
Que criativas têm sido as nossas crianças!
“A primeira tarefa da educação é agitar a vida, mas deixando-a livre para se desenvolver.” Maria Montessori
Centro Social e Paroquial de Calvão