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Rumo ao Futuro – Parte 1

Na creche do Centro Social Paroquial de Calvão temos vindo a implementar um projeto, uma filosofia de vida, que nasceu do desejo de buscar uma alternativa educativa para as nossas crianças, tendo em vista a promoção da autonomia e da liberdade individual, proporcionando uma aprendizagem mais estimulante e significativa, onde cada criança aprende os seus limites a partir da sua liberdade, na medida em que se vive em comunidade.
Cada criança autoeduca-se, escolhe as atividades que vai realizar e o que vai aprender. Para isso, o educador é o guia preparado para saber observar e saber preparar o ambiente de acordo com as necessidades e interesses do seu grupo.
Tendo em atenção que a infância é um período muito importante na vida do ser humano, o adulto deve estar ciente da responsabilidade que tem ao educar, sabendo que durante a primeira infância a criança aprende espontaneamente a partir das experiências efetuadas no ambiente e que este deve ser preparado para proporcionar a concretização dos interesses naturais dessa criança, estimulando a sua capacidade de aprendizagem ativa, ou seja, aprender fazendo, tendo em conta o tempo, o ritmo, a personalidade, liberdade e sua individualidade.
Durante a primeira infância, as atividades (o trabalho) devem favorecer o movimento e o toque, na medida em que é uma fase altamente sensorial e uma fase em que a criança “absorve o mundo”, nos vários períodos sensíveis do seu desenvolvimento. Consideram-se “períodos sensíveis” os períodos em que o foco, o interesse da criança é direcionado completamente para uma área de desenvolvimento: movimento, linguagem, sentidos, escrita ou matemática.
Maria Montessori, a médica cientista responsável pela criação do método científico com o seu nome, disse” As mãos são os instrumentos da inteligência humana”. É através das mãos que a mente humana se revela, é através do uso dos sentidos que o cérebro da criança se desenvolve. As mãos são a porta de entrada para que as informações cheguem ao cérebro.
São vários os materiais que usamos neste método, como por exemplo: jogos sensoriais; cilindros com encaixes sólidos para fortalecimento do desenvolvimento motor, visão, raciocínio, associação e atenção; atividades matemáticas como encaixes planos para associação de formas e reconhecimento de formas geométricas, noção de número e quantidade; atividades da vida prática (diária) para auxiliar nas noções de cuidados pessoais e do ambiente.
A felicidade de cada criança é bem visível nos seus risos, gritos e até nos momentos de silêncio onde a concentração espontânea e a enorme vontade de conhecer buscam a aprendizagem.
É assim, com relevo para a cortesia e a graça na relação com as crianças e adultos, que vivemos o dia-a-dia na nossa creche e esforçamo-nos por preparar um caminho rumo ao futuro, onde o respeito pelos seres vivos e a natureza impera.

“Ajuda-me a crescer, mas deixa-me ser eu mesmo.” (Maria Montessori)

Centro Social e Paroquial de Calvão

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