Concorda ou discorda com esta afirmação?
O diagnóstico de uma doença é uma sentença? É tempo de reflexão? Um momento de entreajuda? Uma oportunidade de “arregaçar as mangas” e reunir esforços? Uma altura de descobrirmos forças e a retaguarda que temos à nossa volta?
A atividade “Um Estendal com História” pretendeu colocar a comunidade Vaguense a questionar-se sobre uma doença – a Demência – que apesar de entendida muitas vezes como uma sentença, pode não ser bem assim… de fato se estivermos informados e despertos para esta problemática, vamos ser um possível veículo de empatia para com as famílias que vivem este dia-a-dia. Você pode ser a chave para que seja possível viver melhor com Demência, a base é o respeito e a dignidade que damos às pessoas, seja qual for a sua condição de saúde.
Deixamos-vos agora um pequeno desafio como reflexão para todos os que visitaram o estendal e como aquecimento para a Solidariturna – caminhada solidária noturna.
- “O _____ não se esquece!” – dizia uma das t-shirts do estendal.
- O que devemos olhar em primeiro lugar é à pessoa ou à doença?
- A Demência é uma doença do _____.
- Esta doença afeta não só a _____ como outras funções cognitivas (orientação, linguagem, atenção…).
- O _____ por vezes vive dias sem saber como cuidar, mas todos os dias fica feito!
Vamos, enquanto comunidade, abraçar esta problemática, procurando estar informados e prestando apoio, direto ou indireto, à pessoa com Demência, ao cuidador ou mesmo à restante família (que por vezes precisa falar sobre isso, mas tem vergonha… mas sente que não a vão ouvir… mas…).
SOLUÇÕES: 1. SENTIR; 2. PESSOA; 3. CÉREBRO; 4. MEMÓRIA; 5. CUIDADOR